Letramento Digital

Olá pessoal, tudo bem? Hoje quero deixar algo para vocês educadores do Brasil pensarem. Para mim é um assunto super importante e que vem sendo trabalhado já nas séries iniciais principalmente em escolas internacionais: o letramento digital.

Fonte: https://insights.samsung.com/2016/04/08/online-testing-highlights-the-need-for-digital-literacy/


O letramento digital não é apenas a utilização de aplicativos, programas e dispositivos, mas também é (ou deveria ser) o estudo do comportamento e da proteção online. Quando trabalho com esse tema gosto de destacar as três principais competências do letramento digital, ou seja: habilidade, conhecimento e comportamento.

Fonte: http://ciencias-josan-univesp.blogspot.com.br/2014/08/letramento-digital_20.html

A habilidade trabalha a utilização de aplicativos e programas, tablets e smartphones e toda e qualquer forma midiática disponível. Praticamente todo mundo começa por essa parte, fazendo uso principalmente de redes sociais desde o momento que é possível segurar um dispositivo móvel, em outras palavras, já no primeiro ano de vida. Devemos ter muito cuidado com o uso inadequado, principalmente pelos pequenos, ensinando pelo exemplo.

Por conhecimento temos a capacidade de analisar e transformar o conteúdo em informação. Não é apenas copiar e colar. Temos que citar fontes e valorizar o trabalho dos outros, mas principalmente, temos que conferir tudo para ter certeza que não estamos espalhando notícias falsas. Esse tipo de (des)informação não apenas pode comprometer a reputação e vida de outras pessoas como trazer problemas para quem cria ou até mesmo para quem gosta de compartilhar.

Fonte: http://letramentodigitaleducativo.blogspot.com.br/

Por último temos o comportamento que lida com a exposição midiática e rastros digitais, completando o item anterior para reforçar a segurança, pois, uma vez online sempre online.

Pessoal, o assunto parece pesado mas não é. No Edu Training Center é possível aprender muito. Há também muitos vídeos online mais direcionados para as crianças e adolescentes.

Dá uma conferida em https://edutrainingcenter.withgoogle.com/digital_citizenship/preview

Finalizando, gostaria de convidar a galera para seguir nossas redes sociais do GEG Porto Alegre no Facebook, Google+ e Twitter. Até a próxima ; )

Ingrid Melo
Líder GEG Porto Alegre
Geração de Conteúdo Digital

Comentários