Google vai certificar educadores inovadores no Brasil


Estão abertas até 30 de outubro as inscrições para o programa de certificação internacional para educadores inovadores do Google. Em 2017 a Academia Innovator, principal ação do programa, volta ao Brasil após três anos.


O Google Certified Program é um programa global de certificação para educadores que comprova a proficiência no uso de tecnologias aplicadas à educação. São quatro certificações específicas que provam as habilidades no uso e produção com ferramentas digitais. Um reconhecimento internacional pelo conhecimento adquirido e pelo esforço feito em benefício da educação.

Em seu centro online de treinamento, o Google oferece um total de quatro certificações: Educador Nível 1, Educador Nível 2, Instrutor Certificado e Inovador Certificado. As três primeiras certificações estão disponíveis ao longo do ano e todo o processo é online. Os educadores interessados podem seguir as trilhas de aprendizagem disponíveis no centro de treinamento e logo em seguida realizar o exame pela internet.

As provas para Educador Nível 1 e Nível 2 têm, cada uma delas, duração de 180 minutos sem intervalo. O centro de treinamento também oferece simulações de perguntas e atividades que contam créditos para quem deseja realizar as provas. Para ser aprovado é necessário acertar 80% da prova. A certificação Educador Nível 1 custa U$10 e a certificação Educador Nível 2 U$25. A primeira avalia o domínio sobre ferramentas digitais e a segunda o que se consegue produzir com essas ferramentas.

Instrutor e Inovador Certificado



Num esforço contínuo para capacitar educadores e construir uma cultura de aplicação das tecnologias em sala de aula o Google mantém aberto o seu Programa de Instrutor Certificado. A certificação, que é voltada para quem já é Educador Nível 1 e Nível 2, tem o objetivo de certificar líderes que possam auxiliar outros professores a redefinir a aprendizagem com a tecnologia. Segue os mesmos moldes das primeiras certificações: treinamento seguido de prova online, e também a comprovação de experiência em capacitação.

A última certificação, Educador Inovador, é um pouco diferente e não está disponível o ano inteiro. O programa de Google Innovators circula por cidades de todo mundo selecionando um número específico de educadores para participar da Academia Innovator que certifica todos os selecionados como Google Innovators. A última vez que a Academia esteve no Brasil foi em 2014, na cidade de São Paulo, quando foi formada a primeira turma de Innovators com 54 educadores de 23 estados do país. Em 2017 a academia já passou por cidades como Washington, Londres e Sydney. No Brasil as inscrições para seleção seguem abertas até 30 de outubro e a Academia vai acontecer no Google em São Paulo, nos dias 8 e 9 de dezembro.
A seleção é online e os interessados devem preencher um formulário com informações sobre projetos de inovação em educação que já desenvolvem ou planejam desenvolver. Para participar da seleção é preciso possuir a certificação Educador Nível 1. Os interessados podem realizar a inscrição através do link: http://bit.ly/SejaInnovator


Além do Centro de Treinamento Online, o grupo de Inovadores certificados pelo Google em 2014 desenvolveu uma série de conteúdos com o objetivo de esclarecer os educadores de todo país sobre as certificações. São vídeos, textos, infográficos e até mesmo um bootcamp, treinamento intensivo e prático, que tem ajudado professores a se preparar para a prova da certificação nível 1. Todo esse material pode ser acessado através da hashtag #SejaInnovator, amplamente disseminada em todas as redes sociais, e no blog da comunidade de educadores do Google no Brasil: https://comunidadegegbrasil.blogspot.com.br

Agenda

  • 29 de Agosto - Inscrições serão abertas
  • 30 de Outubro - Inscrições serão encerradas
  • 07 de Novembro - Resultados serão divulgados
  • 08 e 09 de Dezembro - Academia Google Innovator
  • Novembro de 2018 - Entrega dos resultados dos projetos Inovadores e Certificações

Comentários